"Está a ver como a arquitectura não tem que ser chata?"


'Vitruvius Mozambicanus' é a exposição que estará no Museu Berardo até meados de Agosto e que faz uma retrospectiva da obra de Amâncio Guedes, Pancho Guedes . O homem que reclama para os arquitectos os direitos e liberdades que os poetas e pintores conquistaram há já muito tempo, é homenageado através de uma extensa exposição onde podemos encontrar grande parte da sua vida contada em inúmeros desenhos, pinturas e peças de escultura. Obras que vieram a influenciar fortemente a sua arquitectura.
Hoje com 82 anos, apesar de ser o arquitecto mais publicado internacional e de ter desenvolvido uma riquíssima obra em Moçambique, é praticamente desconhecido em Portugal. Por isso vale a pena dar um saltinho à exposição para prestar homenagem e conhecer a sua obra.
Mulheres-casas com muitas maminhas ao vento, aviões, crocodilos em cima de edifícios, leões que riem e estruturas complicadas cheias de formas africanas que parecem garras e dentes. O imaginário de Pancho Guedes é transposto para os seus edifícios. Ele desenha arquitectura em telas, pinta arquitectura. Para Pancho a cidade deve surpreender e deixar de ser chata, previsível. Lembra-se de ser criança em Lisboa e de ser surpreendido pelos desenhos das calçadas portuguesas e pelos pombos no Rossio. Procura assim "a qualidade há muito perdida entre arquitectos, que resulta numa arquitectura espontânea de intensidade mágica".
Gostei muito das suas pinturas, dos murais e da sua forma de representação que lembram as formas tribais africanas.




(Imagens do site guedes.info)

Acerca desta exposição e das obras que nos apresenta afirmou:" Está a ver como a arquitectura não tem que ser chata?"

2 comentários:

  1. a arquitectura está presa a um conjunto de regras que enformam esta nossa cultura dos medos.

    mas é natural que assim seja...é um objecto vivido e usado por seres humanos e não consegue ser tão espontâneo com uma ilustração ou um mural...
    o que é certo é que também não tem de ser monótona, demasiado madura e séria. pode ter graça, ter cor, ter movimento, ter luz e fazer-nos lembrar um desenho... é um desafio interessante.

    ResponderEliminar