Day couple

Nos anos 50 o casal Day foi considerado os Eames britânicos. Conheceram-se no baile do Royal College of Art em 1940, escola onde ambos teriam estudado; Robin em mobiliário e desenho de interiores e Lucienne em Estampagem de Tecidos. A diferença que marca a forma de trabalhar deste casal da dos Eames reside no facto de Lucienne e Robin trabalharem independentemente, ele ocupando-se dos móveis e ela dos têxteis em cada projecto.
Na segunda metade dos anos 40 a produção do casal cresceu exponencial. Lucienne trabalhou para empresas como a Marks & Spencer e Heal Fabrics; Róbin para a Hiller, que lhe encomendou 150 móveis para fabrico em série entre 1949 e 1993.
Entre 1962 e 1987, desenharam os interiores das lojas John Lewis, dos supermercados Waitrose, de aviões comerciais, entre outros. Nos anos 90 desenharam os assentos Toro e Woodro para o metro londrino.
Interior de um quarto na Trienal de Milão (1951). Mobiliário de
Robin e têxteis de Lucienne Day

Lucienne Day
Lucienne foi uma das primeiras designers têxteis. Abandonando os estampados florais, a sua inovação residiu no desenho de padrões abstractos com cores claras e brilhantes, inspirados nas vanguardas artísticas, particularmente em Miró e Paul Klee. Esta nova atitude permitiu às pessoas, saídas da guerra, encontrar uma tendência mais alegre, colorindo as suas casas. Entre os anos 50 e os 60, os seus traços coloridos foram aplicados em cortinas, almofadas, papeis de parede e cerâmicas.
Dandelion Cloks (1953), reeditada por Classic Textiles
Cockaigne , 1961
Pratos para o Four Seasons (1959)

Robin Day
Transformou o desenho de mobiliário britânico introduzindo o conceito low cost, através da produção em massa das peças de mobiliário. Defendia que "O bom design deve cumprir bem a sua finalidade e ser executado solidamente". Desenhou televisões e rádios para a Pye e em 1963 desenhou a revolucionária cadeira em polipropileno Polyprop, leve, sólida, flexível e à prova de risco, peça cujo a Hille vendeu mais de 200 milhões por todo o mundo. Robin foi o primeiro designer a tirar partidos da potencialidades deste material para mobiliário que possuía enormes vantagens em relação aos outros materiais em uso na altura.
Foi igualmente o pioneiro de estudos ergonómicos, muito antes do termo ter sido inventado.
Cadeiras Polyprop (1963)
Cadeira Q Rod (1960)

Sem comentários:

Enviar um comentário