andorinhas



Gosto de andorinhas, recordam-me as tardes de brincadeiras com o meu primo na rua ou no quintal dos meus avós, num bairro aqui em Lisboa. Tenho recordado bastante esses tempos pois encontrei na rua do meu atelier uma Primavera semelhante à da minha infância, uma Primavera muito lisboeta, com o aroma doce das amoreiras e o chilrear das andorinhas.

Míticas peças da identidade portuguesa, as andorinhas que Bordalo Pinheiro desenhou em 1891 interpretam perfeitamente essa recordação da minha infância, e para nunca a deixar escapar gostava de colocar umas quantas numa parede da minha nova casa, a casa azul. Mais do que simples objectos decorativos as andorinhas são peças simbólicas, peças que marcam nao só a nossa herança cultural como muitas histórias pessoais. Acho mesmo que o sucesso da sua reedição está na capacidade que estas possuem em personificar algumas das nossas memórias.

A propósito de andorinhas de cerâmicas, o Estúdio Pedrita realizou uma intervenção na fachada da Ermida Nossa Senhora da Conceição, em Belém, agora transformada numa pequena galeria. Propuseram aqui uma homenagem à chegada da Primavera e ao aniversário de Rafael Bordalo Pinheiro, ambos comemorados no dia 21 de Março, cobrindo a fachada com 1600 andorinhas de cerâmica, peças da Fabrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro. Creio que a instalação já terá sido retirada, mas uma vez que não vamos impedir que as verdadeiras andorinhas voem para destinos mais quentes, gostava que estas se tivessem mantido por cá!


4 comentários:

  1. Adoro essas andorinhas e também queria pô-las numa parede da minha casa nova, para contrastar com os pombos horrorosos que voam lá fora... A minha casa já está quase pronta. E a tua? Quando é que trocamos visitas??

    ResponderEliminar
  2. Sim..Vamos pôr andorinhas na parede!!
    Ainda tenho a cozinha em obras...bufff...
    Neste momento a minha casa parece um cenário pós-guerra, mas mal estiver tudo visitável conto sem dúvida com a tua presença lá!

    ResponderEliminar
  3. Era um cenário muito fotogénico.
    Tive pena de ter descoberto mais cedo, quando a instalação ainda estava na parede. Gostava muito de a ter fotografado. Paciência, vou estar mais atento às iniciativas futuras da Ermida.

    ResponderEliminar