arquitectura social II


Devido às grandes catástrofes naturais, que criam em poucos minutos centenas de desalojados, e ao vertiginoso aumento do número de sem-abrigo nas nossas cidades, têm surgido, ultimamente, várias propostas de abrigos temporários. O seu uso e aplicação requerem assim um conjunto de requisitos fundamentais, tais como baixo custo de produção, rapidez e facilidade de montagem e transporte e um bom desempenho face às intempéries.
O WheeLY, desenhado pelo atelier italiano Zo-loft, constitui uma forma bastante criativa de assegurar, nestes cenários, o acesso a um abrigo. Por ser extremamente leve, quando fechado, o WheeLY poderá ser utilizado para o transporte de comida e roupa. Pode ainda ser utilizado como banco, expandindo apenas um dos tubos laterais, ou para dormir, quando aberto na sua totalidade. Ambas as capas da roda poderão servir de suporte a campanhas publicitárias de organizações ou empresa que garantirão os custos de produção e distribuição destes elementos.


Apesar de acreditar mais na sua aplicabilidade em cenários de realojamentos temporários, tendo algumas dúvidas acerca da sua implementação junto dos sem-abrigo, com o WheeLY, os Zo-loft conseguiram pôr o design do lado daqueles que raramente tiram partido dele.

Sem comentários:

Enviar um comentário