o indestrutível

Em Lyon, nos finais dos anos 40, Jean-Louis Domecq cansado de procurar candeeiros para equipar as máquinas da sua fábrica, decide desenhar e construir um candeeiro adaptado à sua actividade. Depois de diversas tentativas, o desenho final surge em Abril de 1950, satisfazendo perfeitamente aos requisitos que procurava: um candeeiro simples, robusto e articulado de forma a adaptar-se a qualquer posto de trabalho.

Devido às suas características, Domecq encontrou no mercado industrial uma enorme aceitação e procura. Assim, passa os dois anos seguintes a industrializá-lo e em 1953 cria uma empresa – cujo nome deriva das suas iniciais Ji eL Dé – dedicada à comercialização do candeeiro. A Jieldè produz em massa o candeeiro de mesa e o de chão, com várias opões de bases e braços com diferentes comprimentos.

O candeeiro Jieldè é uma das estrelas da história do design do século XX devido a numerosas especificidades. Uma delas reside na existência de braços articulados sem a presença de fios eléctricos. Como forma de evitar fios eléctricos à vista, a electricidade é transportada através das junções das articulações, mediante um engenhoso mecanismo de contactos eléctricos.

3 comentários: