um teatro de ilusões




David Lynch atormenta constantemente esta nossa aflição em querer compreender e fechar histórias, racionalizar, tirar conclusões, estabelecer relações, desvendar simbologismos. Lynch desafia deliberadamente a ânsia que temos em identificar um fio condutor seguro que seja capaz de tranquilizar a interpretação do filme através de uma narrativa lógica e previsível. Aqui não há respostas imediatas nem necessárias.
Sendo o cinema uma forma de expressão artística, uma dimensão sensível, não terá que ser necessariamente um exercício racional, uma obra finita. Lynch faz obras abertas onde temos bastante espaço para interagir. Se Mulholland Drive fosse um filme linear, sem este carácter labiríntico, inexplicável, perderia toda a sua intensidade e deixaria de ser tão marcante. Vi no sábado pela terceira vez o filme e ainda não me sinto segura com a minha interpretação, até porque desta vez surgiu-me outra!
No seu cinema cada cena é afinal cinema puro feito através de um fabuloso domínio da imagem, dos sons e da interpretação dos actores. Cada cena funciona em pleno individualmente, podendo ser contemplada sem o seu sentido na obra total. A cena do Clube Silencio é umas das minhas favoritas de Mulholland Drive (e dos filmes de Lynch que conheço). No palco de teatro fantasmagórico, onde paira uma atmosfera enigmática, dramática, demasiado onírica, um ilusionista repete "No hay banda. Il n'y a pas d'orchestre. It's just illusion". Afinal tudo não passa de uma ilusão. A cantora de Lhorando desmaia a meio da sua actuação sem que isso perturbe a sua voz que continua a cantar. Está tudo gravado, é uma ilusão.
No surrealismo é procurada a expressão do funcionamento espontâneo do pensamento, a manifestação do irracional. Para tal recorre-se aos sonhos, local distante da repressão do super-ego e das suas censuras morais, das normas sociais. David Lynch recorre igualmente ao inconsciente, apresentando-nos as suas personagens através dos seus processos psicológicos primários, aqueles que em primeira instância as definem.

Logo na cinemateca terei mais Lynch em Dune ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário