a Idade do Ouro de Herzog


Há duas semana vagueei pelo inquietante mundo de Herzog pelas mãos da fantasmagórica viagem de Fata Morgana ao Sahara, um deserto filmado de forma crua, sem referências e sem escala que serve de palco à exibição da impotência do Homem.
Imagens como as carcaças de animais, aviões e carros, as paisagens áridas, as cidades de traços deploráveis, a miséria da população e as indústrias petrolíferas em contraponto com as paisagens em forma de miragem, revelam a presença angustiante do Homem e as consequências que esta tem na Terra.
O tratamento cruel dos animais testemunha a mentalidade autoritária de exploração e instrumentalização dos animais e de todo o sistema ecológico na Terra.
Na Idade do Ouro Herzog aponta directamente a bizarra falência do Homem, ilustrada pela cena do bailarico. A única cena filmada num espaço fechado vem desafiar aquilo filmado lá fora, em África. Uma fantástica provocação: a civilização (eeeeer.....) e o que sobrou dela...!
Serviu esta extravagante metáfora para despertar uma maior curiosidade acerca de Werner Herzog . Dei assim início a uma intensiva jornada pelo IndieLisboa´09, frequentando praticamente todas as sessões dedicadas ao realizador alemão.
Ficam dele alguns filmes por ver ... e muitos mais por rever!

Sem comentários:

Enviar um comentário