ser uma mulher


O nosso corpo de mulher, o sexo, o desejo, o amor, a nossa condição feminina. Uma condição socialmente deturpada... Tantas vezes meros corpos-objectos. Tropeçamos constantemente nos maus tratos à nossa feminilidade quer nos meios de comunicação e na publicidade, quer em "inocentes" conversas de amigos ou família. O nosso corpo enquanto objecto para uma sexualidade unicamente masculina, passivas, dominadas, disponíveis, e para uma maternidade vista vezes sem conta como mero requisito social. Mulheres conscientes, insultadas nesta condição social de seres-fetiche, donas de um corpo que reclamam não constituir um mero produto visual e erótico.
Não é possível tentarmos combater o assédio sexual, a violência doméstica e a discriminação enquanto determinados valores, comportamentos e preconceitos são anfitriões na televisão, na publicidade, na imprensa, etc...Alimentando a forma como se pensa a condição da mulher, cada imagem com que nos deparamos tem a capacidade de influenciar e moldar esses comportamentos e práticas sociais.
Como viver a nossa feminilidade? Agnès Varda oferece algumas respostas com o seu "cine-panfleto" Réponse de femmes, um documentário de 1975 que surge da pergunta proposta por um canal de televisão francês a várias cineastas "o que é ser uma mulher?".

Sem comentários:

Enviar um comentário