os Ratinhos - faiança popular de Coimbra


Os "Ratinhos" é uma expressão que denomina os trabalhadores rurais da Beira que migravam sazonalmente para o Alentejo na época das ceifas.
Os Pratos Ratinho, produzidos desde os finais do século XVIII, decorados com flores, penas e, mais tarde com figuras típicas, são louça vidrada de produção popular das fábrica de faiança de Coimbra. Louça amplamente difundida e comerciada por ser extremamente barata, devido à fraca qualidade e ausência de valor artístico.

Estes pratos eram então levados para o Alentejo por aqueles “Ratinhos” que pretendiam, durante o tempo de estadia nos latifúndios, possuir um prato próprio, evitando partilhar o mesmo prato com várias pessoas na hora da refeição.

Esta louça denominava-se ainda por "Troca-Trapos", pois era costume, no final da época da ceifa, serem trocadas por roupas, mantas ou tecidos da Fábrica de Lanifícios.

As famílias mais pobres, que não possuíam estanhos ou cobres, decoravam as suas casas com estes pratos de loiça vidrada, garrida e popular, a qual era colocada em bonitas estanheiras.

3 comentários:

  1. gosto tanto destes teus últimos posts.
    andas mesmo a estudar/ pesquisar sobre o assunto?

    beijos (como correu a inauguração da exposição?)

    ResponderEliminar
  2. Ando a estudar sim. Quando estás num sítio destes tudo te desperta a curiosidade! Soube dos "Ratinhos" através de um cliente que esteve aqui cerca de 40 minutos a dar-me uma aula valiosa sobre imensas coisas!
    A inauguração correu bem, apesar de ter aparecido menos pessoas que julgávamos, gerou-se um ambiente engraçado, quase uma tertúlia, foi giríssimo!
    Aparece!

    ResponderEliminar
  3. Gostei dos seus Ratinhos. Tenho um enorme fascínio por essa faiança

    Abraço

    ResponderEliminar